Sobre o Darwin

Compartilhe este post

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Amigos, sonhos, projetos, ações. Assim começou a história do Darwin na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Em novembro de 1999 a parceria com o CIAC, Escola de Ensino Fundamental conceituada no município, lançou a pedra fundamental desse projeto que completa seu décimo segundo aniversário.

Os professores Fabrício Henrique Santos Silva, Edson dos Santos, Heloisa Mannato, Silvio Panteleão, João Carlos Carvalho dos Santos e Helder Telles transformaram o sonho em realidade com a parceria do então deputado José Tasso de Andrade. No ano de 2000 foram formadas turmas de 1º, 2º, 3º anos do Ensino Médio, e pré-vestibular matutino e noturno. A sociedade cachoeirense acolheu o Projeto Darwin com grande expectativa e credibilidade.
De lá para cá, o Darwin Cachoeiro vem se destacando com vários resultados significativos em Universidades públicas, particulares e em projetos culturais e solidários: Mostra de Teatro, Sarau, Noite de Talentos, Festas Juninas, Halloween, Páscoa Solidária, Solidarwin – doação de sangue, entre outros.
Hoje, diante do sucesso que alcançamos, só temos a festejar, e sabemos que todas essas conquistas alcançadas graças à determinação de nossa equipe e em especial a pais/ alunos, pela confiança que depositam em nosso trabalho. 
A equipe Darwin agradece ao cidadão capixaba pela calorosa acolhida e assume a cada ano o compromisso em oferecer o que tem de melhor em termos de educação.

Sistema de avaliação

Reafirmando e pondo em prática o compromisso com a qualidade de ensino e o sucesso do aluno, o processo de avaliação da Escola Darwin, acontece ao longo do ano, da mesma forma em todas as unidades, com calendário único .
As avaliações aplicadas exercem uma função diagnóstica para o aluno, para o professor e para a escola, visando a verificação da aprendizagem, levando a um replanejamento sempre que necessário.

Nossos Valores


- Integridade e humanidade.

- Respeito à pluralidade.

- Responsabilidade e envolvimento com o trabalho.

- Valorização da parceria entre profissionais da escola, alunos e pais.

- Disciplina e organização nas atividades e no convívio.

- Aperfeiçoamento constante do trabalho.

- Prazer e crescimento pessoal contínuo por meio do exercício da competência.

Missão


Promover uma educação formal e sistemática comprometida com a formação do cidadão crítico, criativo e ético, consciente dos grandes desafios impostos pela sociedade atual e capaz de interagir ou intervir na realidade.

Visão


Ser uma Instituição de referência no âmbito educacional da sociedade capixaba, acompanhando as transformações e avanços tecnológicos do mundo contemporâneo.


“Todas as aprendizagens fundamentais associam, de um lado, conceitos e conhecimentos e, de outro, uma relação com o mundo, um projeto, atividades, valores.” (Philippe Perrenoud /2002)


A adoção do enfoque globalizador é uma exigência e uma urgência no atual contexto social. Assim, escola e vida devem estar interligados, pois só aprendemos o que é relevante para nós e o que, de alguma forma, nos permite compreender a realidade.

Relação Família X Escola


O diálogo entre família e escola é essencial para o equilíbrio no desempenho escolar de nossos alunos. Assumimos com a família uma parceria, visando a evolução da aprendizagem do aluno por meio de ações e intervenções, como: análise de resultados, oficinas de orientação de estudos para alunos e pais, plantões de atendimento, entrevistas com os alunos, Congresso de Pais. 

Esportes
A Escola Darwin sempre incentivou a prática de esportes, destacando-se em diversas modalidades e em torneios municipais e estaduais. Em 2008 o Darwin Cachoeiro foi campeão na Etapa Regional de Voleibol feminino e na Etapa Regional de Futsal masculino juvenil. Além de destaque nos Jogos Darwinianos. 2009 já começou com grandes vitórias, as meninas do vôlei conquistaram o bi-campeonato na Etapa Regional das Olimpíadas Estaduais Escolares e disputaram a Taça Niterói de Voleibol, conquistando o 4° lugar.

Concursos Internos e Externos


Diversos concursos são propostos aos nossos alunos no decorrer do ano letivo, envolvendo várias disciplinas. O objetivo é preparar o aluno para os desafios de ingressar no mercado de trabalho. Os alunos que apresentarem bom desempenho nos concursos recebem certificados e, posteriormente, são homenageados na Top Teen , um verdadeiro reconhecimento pela dedicação e empenho.

Simulações da ONU


Os Modelos das Nações Unidas (conhecidos internacionalmente como MUN - Model United Nations) são eventos onde estudantes de ensino médio e superior simulam reuniões de Comitês especializados da ONU, e outras Organizações Internacionais. Desta forma, os estudantes vivenciam o papel de diplomatas dos diversos países representados, discutindo e buscando soluções inovadoras para assuntos relevantes no cenário internacional. 
O Darwin Cachoeiro participa da Mini – Onu e da Onu Jr, proporcionando aos estudantes o desenvolvendo de diversas habilidades essenciais para seu crescimento, como a oratória, capacidade de negociação, preparação de estratégias e resolução de conflitos.

Fique conectado

Newsletter

Assine nossa Newsletter e fique por dentro do que está rolando no Darwin.

Ir para o topo